sexta-feira, 15 de março de 2013

Circuitos de temporização e mostradores digitais


1.0.         Circuitos de temporização
Um temporizador é um dispositivo capaz de medir o tempo, sendo um tipo de relógio especializado. Ele pode ser usado para controlar a sequência de um evento ou processo. Temporizadores podem ser mecânicoselectromecânicosdigitais, ou mesmo programas de computador, uma vez que os computadores contêm relógios.
Ou seja, Temporizadores ou "timers" são aparelhos que destinam a ligar ou desligar alguma coisa depois de um tempo previsto.
Podemos usá-los para desligar uma televisão, accionar uma lâmpada de varanda, ou manter activo um ventilador ou motor, além de muitas outras aplicações que certamente muitos encontrarão.

1.1.0.  Breve historial
Um das primeiras aplicações desenvolvida no mundo da electrónica digital era à dos circuitos para medir o tempo, e estes adquiriram tal importância pois estão presentes em quase qualquer dispositivo electrónico moderno.
Em nosso caso, para o presente trabalho, falaremos de um grupo especial destes dispositivos, os temporizadores de circuitos do microcontroladores.    
O primeiro microcontrolador da história, o INTEL 8051 que deixou para o mercado em 1976, teve dois temporizadores programáveis. Até então, estes tiveram uma evolução constante no mundo da electrónica digital, de forma que alguns microcontroladores modernos possuem vários contadores
http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20080626150029/electronica/images/thumb/f/f5/Esquema_funcional_TIMER0_PIC.png/500px-Esquema_funcional_TIMER0_PIC.png




1.2.0.Características dos circuitos de temporização
No mundo do desígnio digital, os temporizadores são construídos com certas características a que lhes determinam o uso, assim temos:
1-A longitude do contador:
Determina a quantidade máxima de pulsos que ele pode ter. Os mais comuns são aqueles que têm 8 ou 16 pedaços.

2-Leitura ou escritura:
Em geral, os temporizadores podem ser escritos ou podem ser lidos pelo processador do microcontrolador.

3- Modos de trabalho:
 Eles existem, em princípio dois: o contador e temporizador
a)      Como contador, os pulsos são contados de uma fonte externa ao micro ontrolador. Os pulsos contados podem variar de período.
b)      Como temporizador, os pulsos são contados dado por uma fonte estável e famosa que pode ser externa, ou alguma fonte gerada interiormente pelo microcontrolador.    

4-Forma de conta:
A forma típica é a conta superior, porém, que os contadores existem com a opção de configurar o modo de conta, seja este superior, descendo ou de outro tipo específico.  

5-Configuração do relógio:
A maioria dos casos a fonte de relógio é configurável. Microcontroladores igualam, existe com variedade abundante de modos de configurar o relógio, de forma que tipos diferentes de bases de tempo podem ser obtido.    

6-Interrupções:
A maioria de casos, os temporizadores tem interrupções associadas, com o objectivo de notificar ao processador que aconteceu o cruzamento para zero ou um pouco de valor específico na inscrição de conta.  



1.3.0.Constituição dos circuitos de temporização
A estrutura básica de um temporizador ou contador básico é visível na Figura 1.
 Nisto simplificou esboço que nós podemos observar que o contador é combinação para três blocos fundamentais:    

1.3.1. O contador binário:
É o elemento básico do temporizador ou contador e a missão deste é contar os pulsos do relógio. Há duas propriedades essenciais: a quantidade de pulsos que podem contar e a possibilidade para controlar o senso da conta.    

1.3.2. Circuitos de configuração e controle:
Eles constituem o interfaz entre o contador binário e elementos externos.

1.3.3.Circuitos especializados de saída:
Eles são usados para notificar, para outro elemento do sistema, no estado do temporizador ou sobre a ocorrência de um certo evento.    
http://radatec.vilabol.uol.com.br/circuitos/timer01.gif 
http://radatec.vilabol.uol.com.br/circuitos/timer02.gif  http://radatec.vilabol.uol.com.br/circuitos/timer03.gif
Fig. 1. Esquema de circuito temporizador. Fonte:WWW.Wikipedia.esquematemporizador


1.4. Funcionamento do circuito temporizador
O elemento fundamental do temporizador é contador binário, em carga de pólvora que conta os pulsos dados por algum oscilador de circuito, com uma base estável e famosa de tempo.    
O simples facto de contar pulsos de uma duração fixa nos permite fundamentalmente medir o tempo com precisões surpreendentes, certas para a estabilidade do gerador de pulsos e para os circuitos electrónicos do contador binário. Os microcontroladores usam um grupo de circuitos auxiliares para poder administrar, com certo nível de liberdade, as características básicas do contador binário e transformar o grupo em um temporizador contador programável.
1.5.Aplicação dos circuitos temporizadores
De entre as inúmeras aplicações dos circuitos temporizadores, tem-se:
Ø  Medição de tempo    
Ø  Divisão de frequência    
Ø  Medição de período e frequência     


2.0. Mostradores digitais
Mostrador é um dispositivo para a apresentação de informação, de modo visual ou táctil, adquirida, armazenada ou transmitida sob várias formas. Quando a informação de entrada é fornecida como um sinal eléctrico, o display[1] é chamado painel electrónico.
Os mostradores electrónicos tácteis destinam-se geralmente a deficientes visuais e usam partes electromecânicas para actualizar dinamicamente uma imagem táctil (geralmente, de texto), de forma que a imagem possa ser inferida através dos dedos.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1c/Digital_clock_changing_numbers.jpg/300px-Digital_clock_changing_numbers.jpghttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1e/Anzeigen%28Displays%29.jpg/300px-Anzeigen%28Displays%29.jpg
Mostrador de relógio                                                                            Mostrador LED e display VFD.


Os mostradores exibem somente dígitos numéricos ou caracteres alfanuméricos.
São denominados displays de segmentos, porque geralmente é composto de vários segmentos que podem ser ligados ou desligados para dar a aparência do glifo desejado. Os segmentos são geralmente LEDs únicos ou cristais líquidos. São usados principalmente em relógios digitais e calculadoras. Existem três tipos principais:
§  Display de sete segmentos (mais comum, somente dígitos)
§  Display de quatorze segmentos
§  Display de dezesseis segmentos


a) Display de LEDs
Dispositivos semicondutores capazes de emitir luz quando percorridos por corrente eléctrica. Esses displays têm fundo escuro, para proporcionar maior destaque ao brilho dos LEDs.

b) Display de cristal líquido (LCD), constituídos por duas lâminas transparentes de material polarizador de luz, com eixos polarizadores alinhados perpendicularmente entre si; entre as lâminas existe uma solução de cristal líquido, cujas moléculas podem se alinhar sob a acção da corrente eléctrica, impedindo a passagem da luz.
Um mostrador de 7 segmentos mostra ao usuário de um sistema digital um algarismo decimal de 0 a 9.
Figura 1: Formato de um mostrador de 7 segmentos mostrando a localização dos segmentos a, b, c, d, e, f, g.
Figura 2: Algarismos decimais possíveis de serem formados mediante o acionamento combinado dos segmentos a, b, c, d, e, f, g.
Figura 3: Acionamento dos segmentos a, b, c, d, e, f, g. Cada segmento é um LED (Light Emitter Diode), que emite luz quando o diodo é percorrido por uma corrente direta (1 mA a 50 mA ). (a) Mostrador de anodo comum. (b) Mostrador de catodo comum.
Um mostrador de 7 segmentos alternativo é o denominado LCD (Liquid Crystal Display), largamente utilizado em relógios digitais de pulso.
Um Temporizador para mostrador de 7 Segmentos é um circuito digital formado por portas lógicas que, ao receber uma palavra binária de 4 bits representativa do algarismo decimal a ser mostrado.
Figura 4: Mostrador de 7 segmentos




Tipos de mostradores clássicos  
Desenho ilustrativo
N0 de dígitos
Tamanho  em (mm)
N0 de segumentos
N0 de linhas
DG05
5
57
7
1
DG55
5
100
7
1
DG56
5

7
1
DG02
3

7
2
DG05a
5
57
7
3













Bibliografia
ü  ____________; Automação Réles Electrónicos; www.weg.net;
ü  _____________; Temporizadores Eletrônicos Modelos Aeg - Aegt - A2e - Aef - Ac - A2f – Ay; Manual De Instruções; www.coel.com.br;
ü  BAPTISTA, Carlos Pedro; Fundametal dos sistemas digitais; 4a edição; Lisboa; FCA editora de Informática;
ü  http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/aaferreira/homep2.html;
ü  MOREIRA; Filipe: Sistemas Digitais II; Instituto Politécnico De Bragança; Escola Superior De Tecnologia E De Gestão;
ü  U.S Navy, Boreau personal training publication division; Curso Completo de Electrónica; Hemus editora limitada; Brazil. 


[1] Display- significa o visor da tela ou simplesmente mostrador

Sem comentários:

Enviar um comentário